Nesse tópico estão reunidas diversas práticas que podem ser utilizadas no início de uma aula. O intuito é encantar os alunos e também romper com a gramática da escola.
O educador exerce um papel muito maior do que ele mesmo pode imaginar na vida de seus alunos. Ele é um agente transformador, responsável por despertar o interesse pelo saber.
1. Abertura da Aula
1. Abertura da Aula
1.1 Canção: Samoth
1.2 Canção hebraica: Zemer Atik
Od nashuva el ningun atik
vehazemer yif vaye' erav,
Og gavia meshumar nashik, nashik
Alizei einayim ulevav
Tovu, tovu ohaleinu
ki machol hif tzia
Tovu, tovu o haleinu
od nashuva
el ningun atik
Tradução: Canção Antiga
Voltaremos à antiga melodia
O canto será uma alegria
Para nossos ouvidos
Uma boa taça de vinho
Nos fará muito bem
Nossos cálices a tilintar
Nossos corações a festejar
E nossa dança a abençoar
Esse canto tão antigo
De todos os cantos do mundo
1.3 Canção Romena: Alunelul
1.3 Canção Romena: Alunelul
1.4 Outras Fontes
Esse site é muito interessante, pois traz danças de todo o mundo. Contém vídeos e curiosidades.
1.4.2 Livro: De todos os cantos do mundo - Mawaca
Esse livro apresenta as histórias das canções do grupo Mawaca. Eles pesquisam e recriam músicas de vários lugares do mundo - um trabalho muito bonito! E vem com cd!
1.5 Dança da Fonte
Música de Andreas Vollenweider: Phases of the 3 moons.
Ótima canção para desenvolver a expressão corporal.
2.Relaxamento
Cd Canção do Sol Nascente -Camilo Carrara
Música: Sunayama
Para fechar os olhos e esvaziar a mente. Um convite para relaxar.
3. Escuta Sensível
3.1 Estorinhas Para Ouvir
3. Escuta Sensível
3.1 Estorinhas Para Ouvir
No livro da educadora Enny Parejo, "Estorinhas para ouvir - Aprendendo a escutar música", todas as estórias são narradas e acompanhadas por uma faixa.
É possível trabalhar o lado artístico das crianças após ouvir uma delas. O professor pode pedir um desenho, distribuir massinhas de modelar e até mesmo tinta guache.
3.2 Brahms - Sinfonia nº 3 - Poco Alegretto
Nenhum comentário:
Postar um comentário